Loading...

Texto informativo, com objetivo de provocar interesse de cobertura jornalística e divulgação ou esclarecer e responder à mídia sobre algum fato ocorrido com o assessorado.

Uma lista completa, com endereços eletrônicos e físicos, utilizada para divulgar informações aos meios de comunicação. Há detalhes como nome, editoria, telefone, e-mail, endereço, entre outros dados que possibilitam um bom relacionamento com os jornalistas.

Treinamento feito por assessores de imprensa aos empresários, políticos, artistas, atletas e profissionais em geral, de forma estratégica para o relacionamento com a imprensa.

Assunto, tema a ser abordado em uma matéria jornalística.

Material extraído dos meios de comunicação, nos quais o assessorado apareceu como fonte da notícia. Seja impresso, TV, Rádio e internet.

Pasta, sacola ou caixa que possibilite reunir releases, brindes, fotos, credenciais para facilitar a cobertura jornalística, entre outros materiais da empresa assessorada.

Temos várias formas de contratação para adequar os investimentos em comunicação à realidade de cada empresa ou pessoa.


É um trabalho de médio e longo prazo, já que se trata da construção de uma imagem com os jornalistas e com os consumidores de produtos e serviços da empresa. Há alguns casos que os resultados na grande imprensa começam a surgir mais rapidamente e a empresa se torna uma referência entre os jornalistas de determinadas editorias.

Tudo isso depende da área de atuação da empresa ou do profissional, de como são produzidos os textos e do contato com os jornalistas para que eles tenham interesse em produzir matérias sobre a instituição e os negócios.


Não existe um tamanho padrão para uma empresa que deseja contratar uma assessoria. Atualmente, com a disseminação das micro, pequenas e médias empresas, os serviços da assessoria de imprensa podem ser utilizados por elas e também por profissionais liberais ou autônomos que desejam aumentar a visibilidade do seu negócio ou serviço.